Bituca de cigarro pode contaminar o Meio Ambiente ?

É amplamente reconhecido
que o tabagismo é prejudicial à saúde humana, mas você sabia que os resíduos de cigarro também causam danos a peixes, algas e crustáceos? Nas praias, as pequenas bitucas de cigarro jogadas na areia e na água acabam sendo levadas para o mar, carregando consigo cerca de 6.700 substâncias nocivas.

De acordo com o professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ítalo Braga de Castro, a bituca de cigarro funciona como uma “bomba química”. Uma única guimba na água pode tornar imprópria de 2 a 2,5 mil litros de água, considerando as espécies de organismos vivos mais sensíveis. Outros animais e plantas são mais resistentes, mas a contaminação pode representar de 70 a 100 litros de água imprópria para eles.

A bituca é o pedaço “não-fumado” do cigarro e, na maioria das vezes, onde fica o filtro – usado especificamente para barrar a entrada de grandes quantidades de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão. Logo, é o pedaço mais prejudicial à saúde. Até o momento, não existem pesquisas conclusivas abrangendo bitucas de outros tipos de cigarros, incluindo os de fabricação caseira.

“Se pegar uma garrafa PET vazia, colocar água da torneira e deixar um cigarro lá, você verá que em poucos minutos a água fica amarelada. Aquilo nada mais é do que as substâncias tóxicas que causam danos para saúde sendo dissolvidas”, explica o professor.

  • Se você fuma, lembre-se: suas bitucas de cigarro têm um impacto significativo no meio ambiente. Descarte-as de maneira responsável, evitando a contaminação de nossos oceanos. Apague seu cigarro adequadamente e jogue as bitucas em lixeiras. Faça a sua parte!
38 Visualizações

Uma resposta para “Bituca de cigarro pode contaminar o Meio Ambiente ?”

  1. Temos que ter Consciência Ambiental por isso a importância de termos disciplinas específicas nas escolas para que o aluno deste pequeno entenda os males que o próprio homem faz a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *