O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Jair Bolsonaro (PL) e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na mais recente pesquisa eleitoral para as eleições presidenciais de 2026, divulgada nesta quinta-feira (3/4) pelo instituto Genial/Quaest.
Em um possível segundo turno contra Bolsonaro, Lula teria 44% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente alcançaria 40%. Como a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois permanecem tecnicamente empatados. Outros 3% dos entrevistados se declararam indecisos, e 13% afirmaram que votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam às urnas.
Quando o cenário testado é entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a vantagem do atual presidente aumenta. O petista teria 44% dos votos, contra 37% do governador. Nesse caso, 4% se disseram indecisos, enquanto votos brancos, nulos e abstenções somam 16%.
O levantamento também testou Lula contra outros possíveis candidatos, como Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). Em todos os cenários, o presidente sairia vitorioso.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas presenciais, utilizando questionários estruturados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.