O domingo (13) foi marcado pela democracia e pelo protagonismo feminino em Hortolândia. A cidade realizou a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e mais de 1.400 moradores participaram do processo eleitoral, realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), no Remanso Campineiro.
A votação teve como objetivo escolher oito representantes da sociedade civil para integrar o colegiado, que atua na defesa e na promoção de políticas públicas voltadas às mulheres do município. Outras oito vagas serão preenchidas por indicações do Poder Público, completando as 16 cadeiras do Conselho, vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura.
Confira as candidatas da sociedade civil eleitas:
-
Mada – 386 votos
-
Suzie – 314 votos
-
Vivian – 209 votos
-
Priscila Cristina – 130 votos
-
Lu Rocha – 82 votos
Suplentes:
-
Sol Cardoso – 52 votos
-
Kátia Viana – 46 votos
-
Lili Ho – 36 votos
-
Rosângela – 29 votos
-
Ly Nunes – 4 votos
Além da escolha das representantes da sociedade civil, também foram eleitas mulheres para vagas destinadas a segmentos específicos:
Representantes de órgãos de classe:
-
Ana Maron – 1.054 votos
-
Luciana Ramalho – 95 votos
-
Suplentes: Larissa Domingos (36 votos) e Isabela Dellacruci (16 votos)
Segmento LGBTQIA+:
-
Titular: Gigi Pavesi – 647 votos
-
Suplente: Vania Duarte – 367 votos
A eleição ocorreu de forma tranquila, com participação expressiva da comunidade, o que demonstra o crescente interesse da população nas pautas de gênero, inclusão e representatividade.
As conselheiras eleitas terão mandato de dois anos e atuarão com a missão de fiscalizar, sugerir e acompanhar políticas públicas que promovam mais equidade para as mulheres de Hortolândia. A Prefeitura divulgará em breve a data da posse.