Abertas inscrições para a Educação de Jovens e Adultos
Modalidade gratuita de ensino está disponível a moradores de Hortolândia, adultos e jovens com 15 anos completos ou mais Já estão abertas as inscrições para ingresso na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no primeiro semestre de 2025. A modalidade de ensino é oferecida gratuitamente em quatro escolas polos da Prefeitura. Há mais de 500 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia. Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link (abre.ai/matriculaeja) e aguardar o contato de algum responsável da escola para a matrícula. Outra opção é ir até uma das escolas polo (veja abaixo), de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a EJA oferece àqueles que desejam retomar os estudos a oportunidade de concluir gratuitamente a Educação Básica. Além disso, disponibiliza vagas gratuitas para cursos profissionalizantes a mais de 25% dos estudantes matriculados nestas quatro unidades polos. A ação acontece graças ao Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o IFSP (Instituto Federal São Paulo), Campus Hortolândia, em março de 2022. Atualmente, o projeto da EJA Profissionalizante beneficia 77 estudantes. Os inscritos no 6º ano terão a chance de escolher entre os cursos de “Auxiliar em Usinagem Industrial – Tornearia” ou “Auxiliar de Inspetor de Qualidade”, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. Os cursos gratuitos são divididos em quatro módulos, com certificação técnica de 200 horas. As aulas acontecerão no campus do IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro. Já para os estudantes da EJA I (1º ao 5º ano), a oportunidade é o curso de qualificação profissional de panificação com certificação de 100 horas. Os estudantes que escolherem um dos cursos terão direito a bolsa de estudos, transporte, uniforme escolar e alimentação. O acordo faz parte do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e tem como objetivo oferecer uma formação ampla, preparando os alunos da EJA para a vida e o mercado de trabalho. Confira os documentos solicitados para a matrícula: Veja abaixo as escolas polo que oferecem EJA:
Modalidade gratuita de ensino está disponível a moradores de Hortolândia, adultos e jovens com 15 anos completos ou mais
Já estão abertas as inscrições para ingresso na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no primeiro semestre de 2025. A modalidade de ensino é oferecida gratuitamente em quatro escolas polos da Prefeitura.
Há mais de 500 vagas disponíveis, abrangendo tanto a EJA I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), quanto a EJA II (do 6º ao 9º ano). Podem se inscrever jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia.
Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível neste link (abre.ai/matriculaeja) e aguardar o contato de algum responsável da escola para a matrícula. Outra opção é ir até uma das escolas polo (veja abaixo), de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h, levando documentos pessoais.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a EJA oferece àqueles que desejam retomar os estudos a oportunidade de concluir gratuitamente a Educação Básica. Além disso, disponibiliza vagas gratuitas para cursos profissionalizantes a mais de 25% dos estudantes matriculados nestas quatro unidades polos. A ação acontece graças ao Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o IFSP (Instituto Federal São Paulo), Campus Hortolândia, em março de 2022. Atualmente, o projeto da EJA Profissionalizante beneficia 77 estudantes.
Os inscritos no 6º ano terão a chance de escolher entre os cursos de “Auxiliar em Usinagem Industrial – Tornearia” ou “Auxiliar de Inspetor de Qualidade”, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. Os cursos gratuitos são divididos em quatro módulos, com certificação técnica de 200 horas. As aulas acontecerão no campus do IFSP de Hortolândia, localizado na Vila São Pedro. Já para os estudantes da EJA I (1º ao 5º ano), a oportunidade é o curso de qualificação profissional de panificação com certificação de 100 horas. Os estudantes que escolherem um dos cursos terão direito a bolsa de estudos, transporte, uniforme escolar e alimentação.
O acordo faz parte do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e tem como objetivo oferecer uma formação ampla, preparando os alunos da EJA para a vida e o mercado de trabalho.
Confira os documentos solicitados para a matrícula:
- RG (documento de identidade);
- CPF do aluno e responsável (se o candidato for menor 18 anos);
- certidão de nascimento;
- comprovante de endereço;
- duas fotos 3×4;
- histórico escolar ou declaração de escolaridade.
Veja abaixo as escolas polo que oferecem EJA:
- Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim – (19) 3865-2844 – R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro
- Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 – R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho
- Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 – Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I
- Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 – Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora