SAMU de Hortolândia realiza capacitação sobre primeiros socorros para equipes da Melhor Idade e do Departamento de Direitos Humanos
Atividade ensinou servidores da Prefeitura procedimentos para atuar em situações de urgência e emergência com idosos, nesta segunda-feira (18/11) Idosos tendem a ter saúde mais frágil em função do processo natural de envelhecimento. Por isso, quem atua diretamente com esse público precisa estar apto para ajudá-los em situações inesperadas. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia, órgão da Prefeitura, ministrou uma capacitação sobre primeiros socorros para as equipes do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), unidade do Remanso Campineiro, e do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, ambos órgãos da Secretaria de Governo, nesta segunda-feira (18/11). A capacitação, de cunho teórico e prático, ensinou procedimentos sobre como agir em situações que idosos podem sofrer, tais como convulsão, engasgo, mal súbito, desmaio, queda, fraturas e parada cardiorrespiratória. Participaram da atividade 25 servidores municipais. “Em virtude de doenças, redução da mobilidade, déficit visual, dentre outras questões físicas e de saúde, os idosos estão mais propensos a sofrer quedas, engasgo e outras ocorrências. Essas situações exigem uma atuação rápida de primeiros socorros. Por isso, é fundamental que os profissionais que atuam com esse público saibam o que fazer nessas situações de emergência”, salienta o coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, que ministrou a formação. O SAMU de Hortolândia faz a capacitação de primeiros socorros regularmente, tanto para servidores das demais secretarias e órgãos municipais, quanto para entidades e organizações da sociedade civil. Por seu trabalho proativa junto à população, o órgão é reconhecido e considerado referência nos âmbitos regional, estadual e federal. Prova disso é que ao longo deste ano o SAMU já realizou capacitações para agentes de segurança do presidente. Em âmbito internacional, o órgão foi destaque em um congresso latino-americano de medicina de emergência, realizado este ano na Argentina.
Atividade ensinou servidores da Prefeitura procedimentos para atuar em situações de urgência e emergência com idosos, nesta segunda-feira (18/11)
Idosos tendem a ter saúde mais frágil em função do processo natural de envelhecimento. Por isso, quem atua diretamente com esse público precisa estar apto para ajudá-los em situações inesperadas. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia, órgão da Prefeitura, ministrou uma capacitação sobre primeiros socorros para as equipes do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), unidade do Remanso Campineiro, e do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, ambos órgãos da Secretaria de Governo, nesta segunda-feira (18/11).
A capacitação, de cunho teórico e prático, ensinou procedimentos sobre como agir em situações que idosos podem sofrer, tais como convulsão, engasgo, mal súbito, desmaio, queda, fraturas e parada cardiorrespiratória. Participaram da atividade 25 servidores municipais.
“Em virtude de doenças, redução da mobilidade, déficit visual, dentre outras questões físicas e de saúde, os idosos estão mais propensos a sofrer quedas, engasgo e outras ocorrências. Essas situações exigem uma atuação rápida de primeiros socorros. Por isso, é fundamental que os profissionais que atuam com esse público saibam o que fazer nessas situações de emergência”, salienta o coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, que ministrou a formação.
O SAMU de Hortolândia faz a capacitação de primeiros socorros regularmente, tanto para servidores das demais secretarias e órgãos municipais, quanto para entidades e organizações da sociedade civil. Por seu trabalho proativa junto à população, o órgão é reconhecido e considerado referência nos âmbitos regional, estadual e federal. Prova disso é que ao longo deste ano o SAMU já realizou capacitações para agentes de segurança do presidente. Em âmbito internacional, o órgão foi destaque em um congresso latino-americano de medicina de emergência, realizado este ano na Argentina.