Banco de Alimentos de Hortolândia retoma programa de distribuição de alimentos
Programa tem como objetivo incentivar a agricultura familiar no município A Prefeitura de Hortolândia inicia o ano com a retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O programa é uma iniciativa do Departamento de Segurança Alimentar por meio do Banco de Alimentos, órgão vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizada em parceria com a Coopasul (Cooperativa de Produção e Comercialização Assentamento de Sumaré). O objetivo do programa é incentivar a agricultura familiar, que destina recursos para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que serão destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) credenciadas no Banco de Alimentos. Segundo informações do Departamento de Segurança Alimentar, serão adquiridos cerca de 17.377kg de produtos, entre legumes, frutas e verduras, que serão destinados a 16 OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que atuam em apoio a 862 famílias da agricultura familiar, proporcionado benefícios diretos a 1.500 pessoas. Para Maria Sonia de Souza da OSC “ADRA – Núcleo de Crianças Vinde a Mim”, as famílias atendidas pela organização não costumam ter acesso a compra de frutas e legumes, portanto o Programa é de extrema relevância. “Tanto pelo acesso, pela qualidade dos produtos, como pelo valor nutricional, as crianças simplesmente amaram as receitas aqui oferecidas”, completou. Segundo a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura de Hortolândia, Alessandra Sarto, a participação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com a Cooperativa (COOPASUL), está sendo crucial para o trabalho em rede. “Conseguimos ampliar os atendimentos às OSCs credenciadas no Banco de Alimentos com produtos frescos e de qualidade, que consecutivamente encaminham esses alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar. Por isso, esta parceria vem ao encontro das políticas públicas voltadas à segurança alimentar no município”, afirma Alessandra Sarto. Banco de Alimentos de Hortolândia O Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atua há 16 anos promovendo a distribuição gratuita de gêneros alimentícios para entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar. Os bancos de alimentos são parte integrante do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e, em consonância com a meta de erradicação da pobreza extrema, atuam como equipamentos públicos multifuncionais. Eles buscam potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para alcançar a população mais vulnerável, por meio do desenvolvimento de ações de geração de trabalho e renda, formação profissional e educação alimentar e nutricional.
Programa tem como objetivo incentivar a agricultura familiar no município
A Prefeitura de Hortolândia inicia o ano com a retomada do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O programa é uma iniciativa do Departamento de Segurança Alimentar por meio do Banco de Alimentos, órgão vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizada em parceria com a Coopasul (Cooperativa de Produção e Comercialização Assentamento de Sumaré).
O objetivo do programa é incentivar a agricultura familiar, que destina recursos para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que serão destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) credenciadas no Banco de Alimentos.
Segundo informações do Departamento de Segurança Alimentar, serão adquiridos cerca de 17.377kg de produtos, entre legumes, frutas e verduras, que serão destinados a 16 OSCs (Organizações da Sociedade Civil), que atuam em apoio a 862 famílias da agricultura familiar, proporcionado benefícios diretos a 1.500 pessoas.
Para Maria Sonia de Souza da OSC “ADRA – Núcleo de Crianças Vinde a Mim”, as famílias atendidas pela organização não costumam ter acesso a compra de frutas e legumes, portanto o Programa é de extrema relevância. “Tanto pelo acesso, pela qualidade dos produtos, como pelo valor nutricional, as crianças simplesmente amaram as receitas aqui oferecidas”, completou.
Segundo a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura de Hortolândia, Alessandra Sarto, a participação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), em parceria com a Cooperativa (COOPASUL), está sendo crucial para o trabalho em rede. “Conseguimos ampliar os atendimentos às OSCs credenciadas no Banco de Alimentos com produtos frescos e de qualidade, que consecutivamente encaminham esses alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar. Por isso, esta parceria vem ao encontro das políticas públicas voltadas à segurança alimentar no município”, afirma Alessandra Sarto.
Banco de Alimentos de Hortolândia
O Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atua há 16 anos promovendo a distribuição gratuita de gêneros alimentícios para entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar.
Os bancos de alimentos são parte integrante do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e, em consonância com a meta de erradicação da pobreza extrema, atuam como equipamentos públicos multifuncionais. Eles buscam potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para alcançar a população mais vulnerável, por meio do desenvolvimento de ações de geração de trabalho e renda, formação profissional e educação alimentar e nutricional.