Calçadas de Hortolândia ganham mudas de árvore
Iniciada nesta segunda-feira (21/10), ação faz parte do serviço “Plantio Online”, disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura Quer ver Hortolândia mais bonita, agradável e com temperatura mais amena? Que tal ter uma árvore na calçada de casa? Se você disse “sim” às duas perguntas, já pode solicitar o serviço de “Plantio online”, disponibilizado pela Prefeitura, por meio do portal “Hortolândia Fácil”. É fácil, gratuito e prático, pois dá para fazer de casa, do computador de mesa, do tablet ou do celular. Confira abaixo o passo a passo: Caso o morador queira plantar árvores na área interna de casa, no jardim ou no quintal, pode retirar as mudas gratuitamente no Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. Plantios já estão acontecendo Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, após a aquisição dos equipamentos necessários e o treinamento da equipe, os plantios solicitados virtualmente, por meio do “Plantio online” começaram a ser atendidos nesta segunda-feira (21/10). Até agora chegaram, por meio da plataforma, 32 solicitações. As espécies mais pedidas são ipê amarelo, ipê branco, quaresmeira e resedá. Segundo as equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão responsável pela ação, nos dois primeiros dias, a equipe de plantio visitou 16 residências e efetuou o plantio de 11 exemplares – 3 Ipês brancos, 3 quaresmeiras, 1 ipê amarelo, 1 resedá, 1 acácia amarela, 1 callistemon e 1 urucum. Cinco pedidos foram recusados, por desistência dos próprios solicitantes. Além disso, em seis residências o proprietário não estava em casa, quando da visita das equipes. Dez pedidos estão em atendimento. Os plantios acontecem nas oito regiões de trabalho do Meio Ambiente: Região 1: Vila Real – 7 árvores; Região 2: São Sebastião – 2 árvores; Região 3: – Remanso Campineiro – 3 árvores; Região 4: – Jd. Sumarezinho – 4 árvores; Região 5: – Jd. Santa Clara – 9 árvores; Região 6: Jd. Rosolém – 1 muda; Região 7: Jd. Amanda – 4 mudas; Região 8: Sta. Esmeralda – 2 mudas. “A participação dos moradores, através do Plantio On line, é fundamental para que possamos ampliar a cobertura vegetal da cidade, minimizar as fortes ondas de calor, garantindo melhor qualidade do ar. É uma tecnologia ambiental que facilita a contribuição dos moradores com o meio ambiente”, avalia a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Oliveira do Nascimento.
Iniciada nesta segunda-feira (21/10), ação faz parte do serviço “Plantio Online”, disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura
Quer ver Hortolândia mais bonita, agradável e com temperatura mais amena? Que tal ter uma árvore na calçada de casa? Se você disse “sim” às duas perguntas, já pode solicitar o serviço de “Plantio online”, disponibilizado pela Prefeitura, por meio do portal “Hortolândia Fácil”. É fácil, gratuito e prático, pois dá para fazer de casa, do computador de mesa, do tablet ou do celular.
Confira abaixo o passo a passo:
- Acesse o “facil.hortolandia.sp.gov” e cadastre-se, utilizando o portal GOV.BR. Para se cadastrar, é necessário ser morador de Hortolândia;
- No menu à esquerda, entre na aba “Meio Ambiente” e depois clique em “Solicitar Serviço”;
- Acesse o “Plantio Gratuito de Muda na Calçada”;
- Responda se a árvore será plantada em local com ou sem a rede elétrica da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz);
- Entre as 22 espécies disponíveis, escolha uma, diferenciando se ela ficará sob fiação ou em local sem fiação;
- Confirme o endereço e envie a solicitação à Prefeitura.
- Para finalizar, é só demarcar o local na calçada e aguardar o plantio.
Caso o morador queira plantar árvores na área interna de casa, no jardim ou no quintal, pode retirar as mudas gratuitamente no Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
Plantios já estão acontecendo
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, após a aquisição dos equipamentos necessários e o treinamento da equipe, os plantios solicitados virtualmente, por meio do “Plantio online” começaram a ser atendidos nesta segunda-feira (21/10). Até agora chegaram, por meio da plataforma, 32 solicitações. As espécies mais pedidas são ipê amarelo, ipê branco, quaresmeira e resedá.
Segundo as equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão responsável pela ação, nos dois primeiros dias, a equipe de plantio visitou 16 residências e efetuou o plantio de 11 exemplares – 3 Ipês brancos, 3 quaresmeiras, 1 ipê amarelo, 1 resedá, 1 acácia amarela, 1 callistemon e 1 urucum. Cinco pedidos foram recusados, por desistência dos próprios solicitantes. Além disso, em seis residências o proprietário não estava em casa, quando da visita das equipes. Dez pedidos estão em atendimento.
Os plantios acontecem nas oito regiões de trabalho do Meio Ambiente:
Região 1: Vila Real – 7 árvores;
Região 2: São Sebastião – 2 árvores;
Região 3: – Remanso Campineiro – 3 árvores;
Região 4: – Jd. Sumarezinho – 4 árvores;
Região 5: – Jd. Santa Clara – 9 árvores;
Região 6: Jd. Rosolém – 1 muda;
Região 7: Jd. Amanda – 4 mudas;
Região 8: Sta. Esmeralda – 2 mudas.
“A participação dos moradores, através do Plantio On line, é fundamental para que possamos ampliar a cobertura vegetal da cidade, minimizar as fortes ondas de calor, garantindo melhor qualidade do ar. É uma tecnologia ambiental que facilita a contribuição dos moradores com o meio ambiente”, avalia a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Oliveira do Nascimento.