Documentário sobre o antológico disco “Clube da Esquina” será exibido em Hortolândia

Prefeitura e o projeto estadual Pontos MIS promovem sessão do filme, nesta quinta-feira (21/11), às 14h O LP “Clube da Esquina”, lançado em 1972, é considerado um dos melhores discos da música brasileira. O álbum é o tema do documentário “Nada será como antes – A música do Clube da Esquina”, que será exibido em Hortolândia. A sessão será nesta quinta-feira (21/11), às 14h, na sala Cine Teatro, que fica dentro da Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 10 anos. A exibição do filme é uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o projeto do Estado Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som). O documentário mostra a história da criação do disco, que foi uma obra coletiva concebida por uma talentosa geração de músicos de Minas Gerais. O grupo era formado por Milton Nascimento, os irmãos Lô e Marcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas e Robertinho Silva, que posteriormente se tornariam consagrados em âmbitos nacional e internacional. Um dos aspectos mais interessantes do filme é o tom de espontaneidade. O documentário reúne depoimentos dos artistas, que contam e relembram fatos marcantes sobre o processo de criação e gravação do disco num clima de bate-papo informal. O filme é dirigido pela cineasta Ana Rieper, que tem se especializado com obras sobre música e cultura popular. Ana Rieper já lançou curtas e longas-metragens, com destaque para “Clementina”, “5 vezes Chico – O velho e sua gente” e “Vou rifar meu coração”. CLUBE DA ESQUINA “Clube da Esquina” é um disco duplo, lançado originalmente no formato em vinil (LP), em 1972, pela gravadora EMI-Odeon. O álbum reúne 21 músicas, algumas delas se tornaram clássicos da MPB, como “Nada será como antes”, que ficou ainda mais conhecida na versão de Elis Regina, “Um girassol da cor de seu cabelo”, “Cravo e canela” e “Cais”. O álbum se notabiliza por ser um verdadeiro caldeirão sonoro, misturando MPB, rock progressivo, bossa nova com mais algumas pitadas de Beatles e psicodelia.Lançado há 52 anos, “Clube da Esquina” é uma obra perene e influente até hoje que encanta públicos de outros países. Prova disso é que neste ano a revista norte-americana Paste Magazine promoveu um ranking com os 300 melhores discos internacionais de todos os tempos. “Clube da Esquina” ficou na 9ª posição, na frente de artistas renomados como Miles Davis, Jimi Hendrix, Bob Dylan, The Beach Boys, Marvin Gaye, Joni Mitchell, Bruce Springsteen, Fletwood Mac, Prince, dentre outros. Confira abaixo o trailer do documentário “Nada será como antes”:

Nov 18, 2024 - 18:55
 0
Documentário sobre o antológico disco “Clube da Esquina” será exibido em Hortolândia

Prefeitura e o projeto estadual Pontos MIS promovem sessão do filme, nesta quinta-feira (21/11), às 14h

O LP “Clube da Esquina”, lançado em 1972, é considerado um dos melhores discos da música brasileira. O álbum é o tema do documentário “Nada será como antes – A música do Clube da Esquina”, que será exibido em Hortolândia. A sessão será nesta quinta-feira (21/11), às 14h, na sala Cine Teatro, que fica dentro da Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 10 anos. A exibição do filme é uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o projeto do Estado Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som).

O documentário mostra a história da criação do disco, que foi uma obra coletiva concebida por uma talentosa geração de músicos de Minas Gerais. O grupo era formado por Milton Nascimento, os irmãos Lô e Marcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas e Robertinho Silva, que posteriormente se tornariam consagrados em âmbitos nacional e internacional.

Um dos aspectos mais interessantes do filme é o tom de espontaneidade. O documentário reúne depoimentos dos artistas, que contam e relembram fatos marcantes sobre o processo de criação e gravação do disco num clima de bate-papo informal.

O filme é dirigido pela cineasta Ana Rieper, que tem se especializado com obras sobre música e cultura popular. Ana Rieper já lançou curtas e longas-metragens, com destaque para “Clementina”, “5 vezes Chico – O velho e sua gente” e “Vou rifar meu coração”.

CLUBE DA ESQUINA

“Clube da Esquina” é um disco duplo, lançado originalmente no formato em vinil (LP), em 1972, pela gravadora EMI-Odeon. O álbum reúne 21 músicas, algumas delas se tornaram clássicos da MPB, como “Nada será como antes”, que ficou ainda mais conhecida na versão de Elis Regina, “Um girassol da cor de seu cabelo”, “Cravo e canela” e “Cais”.

O álbum se notabiliza por ser um verdadeiro caldeirão sonoro, misturando MPB, rock progressivo, bossa nova com mais algumas pitadas de Beatles e psicodelia.Lançado há 52 anos, “Clube da Esquina” é uma obra perene e influente até hoje que encanta públicos de outros países. Prova disso é que neste ano a revista norte-americana Paste Magazine promoveu um ranking com os 300 melhores discos internacionais de todos os tempos. “Clube da Esquina” ficou na 9ª posição, na frente de artistas renomados como Miles Davis, Jimi Hendrix, Bob Dylan, The Beach Boys, Marvin Gaye, Joni Mitchell, Bruce Springsteen, Fletwood Mac, Prince, dentre outros.

Confira abaixo o trailer do documentário “Nada será como antes”: