Hortolândia mostra como inovar na Educação durante oficinas tecnológicas

Atividades aconteceram, nesta quarta-feira (30/10), durante a “Semana de Ciência e Tecnologia 2024” da Prefeitura Cerca de 150 profissionais da educação participaram, na noite desta quarta-feira (30/10), de oito oficinas tecnológicas gratuitas promovidas pela Prefeitura durante o segundo dia da “Semana de Ciência e Tecnologia 2024”. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pelo evento, os temas foram selecionados de modo a refletir as necessidades e os desafios atuais da educação, tais como o uso da Inteligência Artificial na educação, práticas de leitura com robôs, “games” no ensino de música e tecnologias inclusivas. Neste ano, a proposta da Semana C&T foi enfocar os “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O objetivo do evento foi promover a ciência, a consciência tecnológica e a preservação ambiental, integrando professores, crianças e demais estudantes, além da comunidade em geral. “Participar da oficina foi uma experiência incrível! Ela nos trouxe um conceito diferente sobre tecnologia, a do colocar a mão na massa e exercitar a criatividade através do bordado de poesia em folhas secas. Foi muito bom!”, avaliou a professora da rede, Maria Gabriela Lopes De Souza, que participou da oficina “ ‘As Folhas e a Poética das Palavras”, ministrada por Letícia Araújo Ferrão Maeda. “Meu objetivo foi mostrar como podemos utilizar recursos simples e acessíveis para enriquecer o ensino de ciências e matemática, de forma que desperta o interesse e curiosidade das crianças. A troca de experiências foi muito rica. Percebi que os participantes estavam abertos e buscando esse novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Acredito que essas estratégias podem realmente fazer a diferença na aprendizagem dos alunos, tornando esse processo mais significativo e próximo da realidade deles”, afirmou Antônio Lepri, supervisor de robótica na rede municipal e formador da oficina “Ensino de Ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Tecnologias Cotidianas e Materiais de Baixo Custo”. Confira o tema das oficinas: Mostra Cultural Nesta quinta-feira (31/10), durante o terceiro e último dia da Semana C&T, a comunidade escolar pode conferir a mostra cultural “Imagine, Faça e Compartilhe”. Ela aconteceu nas 60 unidades escolares da rede municipal, nas seis escolas gerenciadas pela Organização Social Maria do Carmo e nas 39 contratadas por meio do programa Bolsa-Creche.  A mostra reuniu projetos desenvolvidos pelos próprios alunos ao longo do ano, trabalhos e iniciativas que destacaram a criatividade e a inovação. Foi uma oportunidade para que toda a comunidade escolar pudesse conhecer as ideias e soluções criadas pelas crianças, com base no aprendizado de tecnologias sociais, biomas e sustentabilidade. “A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia não se limita ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, mas também busca promover uma conscientização mais profunda sobre a preservação dos biomas brasileiros e o uso de soluções tecnológicas em prol do meio ambiente, por meio de um consumo sustentável de recursos do cotidiano. As atividades visam proporcionar um ambiente rico para o aprendizado, a troca de experiências e a construção de conhecimento, fortalecendo a integração entre ciência, tecnologia e educação em nossa rede”, afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.

Nov 1, 2024 - 09:44
Nov 1, 2024 - 09:45
 0
Hortolândia mostra como inovar na Educação durante oficinas tecnológicas

Atividades aconteceram, nesta quarta-feira (30/10), durante a “Semana de Ciência e Tecnologia 2024” da Prefeitura

Cerca de 150 profissionais da educação participaram, na noite desta quarta-feira (30/10), de oito oficinas tecnológicas gratuitas promovidas pela Prefeitura durante o segundo dia da “Semana de Ciência e Tecnologia 2024”. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pelo evento, os temas foram selecionados de modo a refletir as necessidades e os desafios atuais da educação, tais como o uso da Inteligência Artificial na educação, práticas de leitura com robôs, “games” no ensino de música e tecnologias inclusivas.

Neste ano, a proposta da Semana C&T foi enfocar os “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O objetivo do evento foi promover a ciência, a consciência tecnológica e a preservação ambiental, integrando professores, crianças e demais estudantes, além da comunidade em geral.

“Participar da oficina foi uma experiência incrível! Ela nos trouxe um conceito diferente sobre tecnologia, a do colocar a mão na massa e exercitar a criatividade através do bordado de poesia em folhas secas. Foi muito bom!”, avaliou a professora da rede, Maria Gabriela Lopes De Souza, que participou da oficina “ ‘As Folhas e a Poética das Palavras”, ministrada por Letícia Araújo Ferrão Maeda.

“Meu objetivo foi mostrar como podemos utilizar recursos simples e acessíveis para enriquecer o ensino de ciências e matemática, de forma que desperta o interesse e curiosidade das crianças. A troca de experiências foi muito rica. Percebi que os participantes estavam abertos e buscando esse novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Acredito que essas estratégias podem realmente fazer a diferença na aprendizagem dos alunos, tornando esse processo mais significativo e próximo da realidade deles”, afirmou Antônio Lepri, supervisor de robótica na rede municipal e formador da oficina “Ensino de Ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Tecnologias Cotidianas e Materiais de Baixo Custo”.

Confira o tema das oficinas:

  • Uso da Inteligência Artificial na Educação – Ministrada por David Naves (Reeducation), esta oficina explorou como a IA pode ser integrada de forma eficaz nas práticas pedagógicas.
  • Leitura em Movimento – Explorando Práticas de Leitura com Robôs Seguidor de Linha – Com Angelo Jorge Silva (Life Educacional), os participantes aprenderam a utilizar robôs para incentivar o hábito da leitura de maneira lúdica e interativa.
  • Cultura Maker e a Abordagem STEAM na Educação – Bruno Agrofoglio Ferreira (FACTI) conduziu uma discussão sobre a importância de integrar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar.
  • Ensino de Ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Tecnologias Cotidianas e Materiais de Baixo Custo – Antonio Carlos Lepri Junior (PMH/SMECT/DCT) apresentou estratégias para tornar o ensino de ciências mais acessível e prático.
  • Jogos Educacionais como Estratégia de Ensino e Aprendizagem – Este workshop, liderado por uma equipe da PMH/SMECT, abordou a utilização de jogos como ferramentas eficazes de ensino.
  • Música e Gamificação – Roberto Marcos Gomes de Onófrio (PMH/SMECT/DPEC) compartilhou métodos de ensino musical por meio de jogos, estimulando a criatividade dos alunos.
  • As Folhas e a Poética das Palavras – Conexão e Saberes da Natureza – Ministrada por Letícia Araújo Ferrão Maeda, esta oficina promoveu uma reflexão sobre a relação entre a natureza e a literatura.
  • Educação Especial e Tecnologias Assistivas com Materiais de Baixo Custo – Um grupo de formadores (Cynthia Aparecida Mingoto, Kelly Harumi Lírio Tamashiro, Luciene Barretos de Oliveira e Sandra Valéria de Lara) apresentou recursos e estratégias para apoiar alunos com necessidades especiais.

Mostra Cultural

Nesta quinta-feira (31/10), durante o terceiro e último dia da Semana C&T, a comunidade escolar pode conferir a mostra cultural “Imagine, Faça e Compartilhe”. Ela aconteceu nas 60 unidades escolares da rede municipal, nas seis escolas gerenciadas pela Organização Social Maria do Carmo e nas 39 contratadas por meio do programa Bolsa-Creche. 

A mostra reuniu projetos desenvolvidos pelos próprios alunos ao longo do ano, trabalhos e iniciativas que destacaram a criatividade e a inovação. Foi uma oportunidade para que toda a comunidade escolar pudesse conhecer as ideias e soluções criadas pelas crianças, com base no aprendizado de tecnologias sociais, biomas e sustentabilidade.

“A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia não se limita ao desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, mas também busca promover uma conscientização mais profunda sobre a preservação dos biomas brasileiros e o uso de soluções tecnológicas em prol do meio ambiente, por meio de um consumo sustentável de recursos do cotidiano. As atividades visam proporcionar um ambiente rico para o aprendizado, a troca de experiências e a construção de conhecimento, fortalecendo a integração entre ciência, tecnologia e educação em nossa rede”, afirmou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Maria Angelina de Campos.