Hortoprev promove audiência pública para prestação de contas, nesta segunda-feira (04/11)

Audiência terá início às 9h, na Câmara Municipal de Hortolândia O Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Hortolândia) promove, às 9h desta segunda-feira (04/11), uma audiência pública de prestação de contas referente ao exercício de 2023. A reunião é voltada aos servidores públicos municipais ativos e inativos. A audiência pública será realizada no Auditório Edgard de Oliveira da Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.  A audiência pública da Hortoprev apresentará ao público de aposentados, pensionistas e servidores ativos do funcionalismo público municipal detalhes que integram o Relatório de Governança Corporativa e dados relativos à Previdência Municipal referentes ao exercício de 2023. O encontro também promoverá a apresentação e esclarecimentos sobre o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial e do custeio do Hortoprev. O diretor superintendente do Hortoprev, Alcir Furtado Pesse, esclarece os aspectos técnicos que serão abordados durante a audiência pública. “Toda norma constitucional ou infraconstitucional que se reporte a Regimes Próprios de Previdência Social no país se permeiam no equilíbrio financeiro e atuarial. Nós temos hoje a tranquilidade de que o Hortoprev tem uma saúde financeira muito boa, já que somos superavitários. Já o aspecto atuarial analisa, por pelo menos 35 anos adiante, quanto custaria o Regime, trazendo esta projeção para o valor presente, para que seja estabelecida a alíquota patronal e também o custo especial, quanto que o município precisa aportar para que o Regime tenha sustentabilidade e longevidade”, explica Alcir.  O diretor superintendente do Hortoprev destaca, ainda, que a audiência pública tem por finalidade propor o diálogo e favorecer a comunicação entre a autarquia e os segurados a fim de reafirmar os compromissos em transparência, responsabilidade e eficiência da gestão previdenciária do Poder Público. “No Brasil existem mais de 2 mil Regimes Próprio de Previdência Social. Hortolândia tem sido um exemplo de governança e gestão do seu Regime Próprio. É importante que os servidores participem da audiência para tomar conhecimento, consciência e tranquilidade de que o Hortoprev está sendo bem gerido. Contudo, em que pese haver a questão do déficit atuarial, será apresentado uma proposta de esclarecimento, um plano de trabalho elaborado há mais de 4  anos, no sentido de trazer equilíbrio financeiro e atuarial para eliminar situações de déficit atuarial”, afirma Alcir Furtado Pesse. O Hortoprev, autarquia da administração indireta de Hortolândia, é responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação dos recursos destinados a pagamentos de aposentadorias e pensões do servidor de Hortolândia, bem como é o órgão gerenciador destes benefícios. O Hortoprev disponibilizará a gravação completa da audiência pública em seu site, disponível neste LINK.

Nov 1, 2024 - 09:44
Nov 1, 2024 - 09:45
 0
Hortoprev promove audiência pública para prestação de contas, nesta segunda-feira (04/11)

Audiência terá início às 9h, na Câmara Municipal de Hortolândia

O Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Hortolândia) promove, às 9h desta segunda-feira (04/11), uma audiência pública de prestação de contas referente ao exercício de 2023. A reunião é voltada aos servidores públicos municipais ativos e inativos. A audiência pública será realizada no Auditório Edgard de Oliveira da Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel. 

A audiência pública da Hortoprev apresentará ao público de aposentados, pensionistas e servidores ativos do funcionalismo público municipal detalhes que integram o Relatório de Governança Corporativa e dados relativos à Previdência Municipal referentes ao exercício de 2023. O encontro também promoverá a apresentação e esclarecimentos sobre o Plano de Equacionamento do Déficit Atuarial e do custeio do Hortoprev.

O diretor superintendente do Hortoprev, Alcir Furtado Pesse, esclarece os aspectos técnicos que serão abordados durante a audiência pública. “Toda norma constitucional ou infraconstitucional que se reporte a Regimes Próprios de Previdência Social no país se permeiam no equilíbrio financeiro e atuarial. Nós temos hoje a tranquilidade de que o Hortoprev tem uma saúde financeira muito boa, já que somos superavitários. Já o aspecto atuarial analisa, por pelo menos 35 anos adiante, quanto custaria o Regime, trazendo esta projeção para o valor presente, para que seja estabelecida a alíquota patronal e também o custo especial, quanto que o município precisa aportar para que o Regime tenha sustentabilidade e longevidade”, explica Alcir. 

O diretor superintendente do Hortoprev destaca, ainda, que a audiência pública tem por finalidade propor o diálogo e favorecer a comunicação entre a autarquia e os segurados a fim de reafirmar os compromissos em transparência, responsabilidade e eficiência da gestão previdenciária do Poder Público.

“No Brasil existem mais de 2 mil Regimes Próprio de Previdência Social. Hortolândia tem sido um exemplo de governança e gestão do seu Regime Próprio. É importante que os servidores participem da audiência para tomar conhecimento, consciência e tranquilidade de que o Hortoprev está sendo bem gerido. Contudo, em que pese haver a questão do déficit atuarial, será apresentado uma proposta de esclarecimento, um plano de trabalho elaborado há mais de 4  anos, no sentido de trazer equilíbrio financeiro e atuarial para eliminar situações de déficit atuarial”, afirma Alcir Furtado Pesse.

O Hortoprev, autarquia da administração indireta de Hortolândia, é responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação dos recursos destinados a pagamentos de aposentadorias e pensões do servidor de Hortolândia, bem como é o órgão gerenciador destes benefícios. O Hortoprev disponibilizará a gravação completa da audiência pública em seu site, disponível neste LINK.