Multiletramentos é tema de encontro formativo para professores de Língua Inglesa em Hortolândia

Ação beneficia cerca de 14 mil estudantes de Ensino Fundamental na rede municipal de ensino Professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram da Formação Continuada online “Multiletramentos/sujeitos da infância”, promovida pela Prefeitura, na noite desta segunda-feira (04/11). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a formação buscou promover reflexões entre os docentes sobre o ensino de inglês para crianças. A ação beneficia aproximadamente 14 mil estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental na rede municipal. O curso foi ministrado pela Professora Dra. Ana Paula Martinez Duboc, do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da USP (Universidade de São Paulo). A profissional iniciou os trabalhos ouvindo os participantes acerca de suas experiências e práticas em sala de aula. Ao enfocar o “Eu e o sujeitos da infância, ensino de inglês para/com crianças desafios e possibilidades”, a palestrante enfatizou que a escola precisa ser “espaço para experiências nas multimodalidades com as crianças: desenhar, imaginar, declamar, compor, imaginar”. Ressaltou ainda que, durante as aulas de Língua Inglesa, é importante “explorar a sensibilização linguística e cultural”.  Ana Paula elogiou o material didático desenvolvido pelos docentes da rede municipal de Hortolândia e elencou pontos e atividades com potencial para que as crianças produzam sentido via linguagens plurais, articulando conteúdos linguísticos com experiências culturais. É o caso das atividades de “Special Days”, isto é, datas comemorativas, tais como o “Saint Patrick’s Day” (Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda), “Black History Month” (Mês da História Negra), “International Day of Families” (Dia Internacional da Família), “Earth Day” (Dia da Terra), “Thanksgiving Day” (Dia de Ação de Graças), entre outros, presentes no material. Para o Professor Paulo Adriano, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Maria Célia Cabral do Amaral, a avaliação do encontro foi muito proveitosa. “Mais importante que o conteúdo são as relações com as crianças e entender que elas são sujeitos da infância. Assim, conseguiremos tocar seus corações e despertar o interesse pelo aprendizado da  Língua Inglesa”, afirmou o professor.

Nov 6, 2024 - 18:14
Nov 6, 2024 - 18:14
 0
Multiletramentos é tema de encontro formativo para professores de Língua Inglesa em Hortolândia

Ação beneficia cerca de 14 mil estudantes de Ensino Fundamental na rede municipal de ensino

Professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram da Formação Continuada online “Multiletramentos/sujeitos da infância”, promovida pela Prefeitura, na noite desta segunda-feira (04/11). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a formação buscou promover reflexões entre os docentes sobre o ensino de inglês para crianças. A ação beneficia aproximadamente 14 mil estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental na rede municipal.

O curso foi ministrado pela Professora Dra. Ana Paula Martinez Duboc, do Departamento de Metodologia e Educação Comparada da USP (Universidade de São Paulo). A profissional iniciou os trabalhos ouvindo os participantes acerca de suas experiências e práticas em sala de aula.

Ao enfocar o “Eu e o sujeitos da infância, ensino de inglês para/com crianças desafios e possibilidades”, a palestrante enfatizou que a escola precisa ser “espaço para experiências nas multimodalidades com as crianças: desenhar, imaginar, declamar, compor, imaginar”. Ressaltou ainda que, durante as aulas de Língua Inglesa, é importante “explorar a sensibilização linguística e cultural”. 

Ana Paula elogiou o material didático desenvolvido pelos docentes da rede municipal de Hortolândia e elencou pontos e atividades com potencial para que as crianças produzam sentido via linguagens plurais, articulando conteúdos linguísticos com experiências culturais. É o caso das atividades de “Special Days”, isto é, datas comemorativas, tais como o “Saint Patrick’s Day” (Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda), “Black History Month” (Mês da História Negra), “International Day of Families” (Dia Internacional da Família), “Earth Day” (Dia da Terra), “Thanksgiving Day” (Dia de Ação de Graças), entre outros, presentes no material.

Para o Professor Paulo Adriano, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Maria Célia Cabral do Amaral, a avaliação do encontro foi muito proveitosa. “Mais importante que o conteúdo são as relações com as crianças e entender que elas são sujeitos da infância. Assim, conseguiremos tocar seus corações e despertar o interesse pelo aprendizado da  Língua Inglesa”, afirmou o professor.