Oficina em Hortolândia ensina a produzir efeitos especiais em cinema
Atividade promovida em parceria pelo programa estadual Pontos MIS com a Prefeitura será no dia 19 deste mês, às 14h, no Armazém das Artes Os efeitos especiais são um dos principais elementos do cinema. Eles são essenciais para criar a magia da sétima arte. Quando utilizados na medida certa, eles ajudam a tornar uma narrativa mais impactante em termos visuais. Para quem tem curiosidade em saber como criá-los, Hortolândia terá a oficina “Cinema com efeitos especiais”. A atividade será no dia 19 deste mês, às 14h, no Armazém das Artes Salvador Gomes de Barros, órgão da Secretaria de Cultura, localizado na rua Ercilio Antonio Meira, 435, Jardim Santa Izabel. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. São 15 vagas disponíveis. A oficina é para pessoas a partir de sete anos. A oficina é promovida pelo projeto do Governo do Estado, Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. Os aprendizes vão produzir curtas-metragens com celular. Na oficina, também aprenderão a criar efeitos especiais por meio de vários recursos técnicos. Serão mostrados os recursos mais básicos, como os que foram utilizados pelo cineasta francês Georges Méliès em seus filmes. Méliès é considerado um dos precursores na criação e uso de efeitos especiais nos primórdios do cinema, no fim do século XIX. Seu filme mais conhecido, considerado um dos clássicos da sétima arte, é “Viagem à Lua”, de 1902. A oficina também abordará os recursos técnicos mais modernos usados em grandes produções da atualidade, como o chroma key. Para participar da oficina, os aprendizes deverão trazer celular. Serão disponibilizados equipamentos de iluminação, microfone, tripé e claquete. Ao final da atividade, os aprendizes receberão um certificado. A oficina será ministrada pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks. Ao longo de seu carreira, o profissional já realizou os curtas-metragens “Pontos de vista” e “O sofá”, que foram premiados no Festival do Minuto. É sócio-diretor da produtora Matiz Filmes e Produções, por meio da qual realiza vídeos de diversos formatos e gêneros. Serviço – Oficina “Cinema com efeitos especiais” (Pontos MIS e Prefeitura de Hortolândia): Vagas: 15 Público: Pessoas a partir de sete anos Inscrições: por meio deste LINK Data: 19/11 Horário: 14h Local: Armazém das Artes Salvador Gomes de Barros Endereço: rua Ercilio Antonio Meira, 435
Atividade promovida em parceria pelo programa estadual Pontos MIS com a Prefeitura será no dia 19 deste mês, às 14h, no Armazém das Artes
Os efeitos especiais são um dos principais elementos do cinema. Eles são essenciais para criar a magia da sétima arte. Quando utilizados na medida certa, eles ajudam a tornar uma narrativa mais impactante em termos visuais. Para quem tem curiosidade em saber como criá-los, Hortolândia terá a oficina “Cinema com efeitos especiais”. A atividade será no dia 19 deste mês, às 14h, no Armazém das Artes Salvador Gomes de Barros, órgão da Secretaria de Cultura, localizado na rua Ercilio Antonio Meira, 435, Jardim Santa Izabel. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. São 15 vagas disponíveis. A oficina é para pessoas a partir de sete anos. A oficina é promovida pelo projeto do Governo do Estado, Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia.
Os aprendizes vão produzir curtas-metragens com celular. Na oficina, também aprenderão a criar efeitos especiais por meio de vários recursos técnicos. Serão mostrados os recursos mais básicos, como os que foram utilizados pelo cineasta francês Georges Méliès em seus filmes. Méliès é considerado um dos precursores na criação e uso de efeitos especiais nos primórdios do cinema, no fim do século XIX. Seu filme mais conhecido, considerado um dos clássicos da sétima arte, é “Viagem à Lua”, de 1902. A oficina também abordará os recursos técnicos mais modernos usados em grandes produções da atualidade, como o chroma key.
Para participar da oficina, os aprendizes deverão trazer celular. Serão disponibilizados equipamentos de iluminação, microfone, tripé e claquete. Ao final da atividade, os aprendizes receberão um certificado.
A oficina será ministrada pelo cineasta e fotógrafo Ralph Friedericks. Ao longo de seu carreira, o profissional já realizou os curtas-metragens “Pontos de vista” e “O sofá”, que foram premiados no Festival do Minuto. É sócio-diretor da produtora Matiz Filmes e Produções, por meio da qual realiza vídeos de diversos formatos e gêneros.
Serviço – Oficina “Cinema com efeitos especiais” (Pontos MIS e Prefeitura de Hortolândia):
Vagas: 15
Público: Pessoas a partir de sete anos
Inscrições: por meio deste LINK
Data: 19/11
Horário: 14h
Local: Armazém das Artes Salvador Gomes de Barros
Endereço: rua Ercilio Antonio Meira, 435