Equipes do Hospital Municipal de Hortolândia têm capacitação sobre assistência a gestantes
Prefeitura ministra formação a profissionais da unidade hospitalar, nesta semana; objetivo é qualificar acolhimento às pacientes grávidas A gravidez provoca várias alterações no corpo e na saúde da mulher. Em razão disso, as pacientes grávidas ficam mais expostas a doenças e problemas, que podem afetar seus futuros bebês. A fim de proteger as mães e suas crianças vindouras, a Prefeitura de Hortolândia promove uma formação para as equipes assistenciais do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, nesta semana. A capacitação foi sobre Classificação de Risco Ginecológico e Obstétrico. De acordo com a enfermeira obstetra do Pronto-Socorro Ginecológico-Obstetrício (PSGO), Leatriz Aparecida Vieira, responsável por ministrar a formação, o objetivo é aperfeiçoar os profissionais do hospital no acolhimento às gestantes. O PSGO é uma unidade do hospital que realiza atendimento especificamente para pacientes gestantes.“O acolhimento envolve muita empatia por parte das equipes assistenciais. Por isso, é importante que elas estejam preparadas para realizar esse trabalho, bem como o atendimento às gestantes. Tudo isso é para garantir a saúde delas e de seus futuros bebês. O conteúdo da capacitação é embasado no manual com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde”, explica Leatriz. A obstetra salienta ainda que o fluxo de atendimento a gestantes tem apresentado crescimento. De acordo com o hospital, o PSGO atende, em média, de 1.200 a 1.400 pacientes grávidas, por mês. Já a quantidade de partos realizados é em torno de 130 a 150 por mês.
Prefeitura ministra formação a profissionais da unidade hospitalar, nesta semana; objetivo é qualificar acolhimento às pacientes grávidas
A gravidez provoca várias alterações no corpo e na saúde da mulher. Em razão disso, as pacientes grávidas ficam mais expostas a doenças e problemas, que podem afetar seus futuros bebês. A fim de proteger as mães e suas crianças vindouras, a Prefeitura de Hortolândia promove uma formação para as equipes assistenciais do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, nesta semana.
A capacitação foi sobre Classificação de Risco Ginecológico e Obstétrico. De acordo com a enfermeira obstetra do Pronto-Socorro Ginecológico-Obstetrício (PSGO), Leatriz Aparecida Vieira, responsável por ministrar a formação, o objetivo é aperfeiçoar os profissionais do hospital no acolhimento às gestantes. O PSGO é uma unidade do hospital que realiza atendimento especificamente para pacientes gestantes.“O acolhimento envolve muita empatia por parte das equipes assistenciais. Por isso, é importante que elas estejam preparadas para realizar esse trabalho, bem como o atendimento às gestantes. Tudo isso é para garantir a saúde delas e de seus futuros bebês. O conteúdo da capacitação é embasado no manual com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde”, explica Leatriz.
A obstetra salienta ainda que o fluxo de atendimento a gestantes tem apresentado crescimento. De acordo com o hospital, o PSGO atende, em média, de 1.200 a 1.400 pacientes grávidas, por mês. Já a quantidade de partos realizados é em torno de 130 a 150 por mês.