Estudantes municipais viram poetas e têm Dia de Autógrafo
Coletânea é fruto de Projeto Literário realizado na Emeb Josias Macedo Além de ser uma cidade que lê, Hortolândia agora também é uma cidade que escreve. Cerca de 20 crianças, entre nove e dez anos de idade, estudantes de uma escola da Prefeitura, escreveram um livro de poesias, lançado na manhã desta sexta-feira (06/12), em um Dia de Autógrafos, que contou com a presença da escritora e pesquisadora Fabrícia Martins Gomes, coordenadora pedagógica em Campinas. Os 24 pequenos poetas estudam no 4º ano C da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A obra, intitulada “Meu Jardim de Poesias”, tem 53 páginas. Lá, o leitor encontra 24 poesias criadas, escritas e produzidas pelas próprias crianças e ilustradas por colegas de outras turmas. A publicação é fruto do Projeto Literário desenvolvido em sala de aula pela professora Ana Nery e consequência direta das práticas diárias de leitura feitas ao longo do ano. Realizada no âmbito da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a escola está localizada ao lado do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, onde o Departamento de Educação Ambiental está sediado e promove uma série de atividades educativas com estudantes da rede municipal. Segundo a professora Ana, durante o desenvolvimento do Projeto, ela apresentou aos alunos diversos gêneros literários, mas foi na poesia que encontrou uma maneira de despertar o encantamento das crianças. A cada poesia lida em sala, via que o interesse deles crescia. Assim surgiu a oportunidade de aprofundar o estudo das características desse estilo literário. Para motivá-los a escrever, decidiu dar o exemplo: criou uma poesia sobre a própria turma, durante a aula. Assim inspiradas, as crianças iniciaram suas próprias produções individuais. Dois dos alunos autores, inclusive, resolveram se unir para homenagear em poesia um colega com Síndrome de Down, promovendo a inclusão e a amizade. “Comecei a trazer diferentes poesias, engraçadas, dramáticas e emotivas. Fazendo a interpretação, as crianças começaram a perceber que aqueles versos sempre traziam emoção. Em um dia comum de aula, eu disse: Hoje vamos fazer poesia. Foi aquele alvoroço na sala e eu me fiz de exemplo e produzi alguns versos em homenagem a turma e os li para eles. Foi a empolgação que faltava para despertar a alma poética dos estudantes”, explicou a professora. Na Festa da Primavera, em setembro passado, os poetas declamaram suas criações para a comunidade escolar. Ana Nery diz que o entusiasmo das apresentações e a emoção do público alimentaram uma nova ideia: a publicação da coletânea de poesias, agora lançada. “Cada um fez sua produção, fizemos ajustes em relação a ortografia e rimas. Cada criança deixou sua identidade em seu texto, umas das poesias mais emocionantes foi a criada para o estudante com Síndrome de Down que ainda não está alfabetizado. Percorremos um caminho de muitas trocas afetivas e juntos construímos o livro ‘Meu Jardim de Poesia’, um trabalho maravilhoso, que ficará para sempre registrado em nossa memória”, avaliou a professora Ana Nery. Durante o evento de lançamento, a escritora convidada compartilhou com os estreantes sua trajetória literária e incentivou os jovens autores a seguirem explorando a criatividade, acreditando em seu potencial de escrita. As crianças ficaram empolgadas em participar da iniciativa. “Eu amei participar do Projeto ‘Meu jardim de poesias’, porque é a primeira vez que eu escrevo uma poesia! Antes eu não gostava de ouvir as pessoas recitando. Achava difícil, não entendia nada. Mas quando a professora Ana começou a ler poesias pra gente todos os dias, eu percebi que não era difícil de entender, porque fala de sentimentos e mexe com meu coração!”, afirmou a estudante Zala Khan Safi, de 10 anos, uma das autoras. Hortolendo e Literalendo Hortolândia conta com políticas públicas de incentivo à leitura. Anualmente, a cidade promove festas literárias, dentro e fora das escolas: o “Literalendo”, evento aberto ao público, realizado ao ar livre, em parques da cidade; e o “Hortolendo”, atividades literárias desenvolvidas nas escolas municipais. O Programa Municipal de Incentivo à Leitura beneficia cerca de 26 mil estudantes desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), incentivando crianças, jovens e adultos a conhecerem, lerem e amarem os livros.
Coletânea é fruto de Projeto Literário realizado na Emeb Josias Macedo
Além de ser uma cidade que lê, Hortolândia agora também é uma cidade que escreve. Cerca de 20 crianças, entre nove e dez anos de idade, estudantes de uma escola da Prefeitura, escreveram um livro de poesias, lançado na manhã desta sexta-feira (06/12), em um Dia de Autógrafos, que contou com a presença da escritora e pesquisadora Fabrícia Martins Gomes, coordenadora pedagógica em Campinas.
Os 24 pequenos poetas estudam no 4º ano C da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A obra, intitulada “Meu Jardim de Poesias”, tem 53 páginas. Lá, o leitor encontra 24 poesias criadas, escritas e produzidas pelas próprias crianças e ilustradas por colegas de outras turmas.
A publicação é fruto do Projeto Literário desenvolvido em sala de aula pela professora Ana Nery e consequência direta das práticas diárias de leitura feitas ao longo do ano. Realizada no âmbito da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a escola está localizada ao lado do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, onde o Departamento de Educação Ambiental está sediado e promove uma série de atividades educativas com estudantes da rede municipal.
Segundo a professora Ana, durante o desenvolvimento do Projeto, ela apresentou aos alunos diversos gêneros literários, mas foi na poesia que encontrou uma maneira de despertar o encantamento das crianças. A cada poesia lida em sala, via que o interesse deles crescia. Assim surgiu a oportunidade de aprofundar o estudo das características desse estilo literário. Para motivá-los a escrever, decidiu dar o exemplo: criou uma poesia sobre a própria turma, durante a aula. Assim inspiradas, as crianças iniciaram suas próprias produções individuais. Dois dos alunos autores, inclusive, resolveram se unir para homenagear em poesia um colega com Síndrome de Down, promovendo a inclusão e a amizade.
“Comecei a trazer diferentes poesias, engraçadas, dramáticas e emotivas. Fazendo a interpretação, as crianças começaram a perceber que aqueles versos sempre traziam emoção. Em um dia comum de aula, eu disse: Hoje vamos fazer poesia. Foi aquele alvoroço na sala e eu me fiz de exemplo e produzi alguns versos em homenagem a turma e os li para eles. Foi a empolgação que faltava para despertar a alma poética dos estudantes”, explicou a professora.
Na Festa da Primavera, em setembro passado, os poetas declamaram suas criações para a comunidade escolar. Ana Nery diz que o entusiasmo das apresentações e a emoção do público alimentaram uma nova ideia: a publicação da coletânea de poesias, agora lançada.
“Cada um fez sua produção, fizemos ajustes em relação a ortografia e rimas. Cada criança deixou sua identidade em seu texto, umas das poesias mais emocionantes foi a criada para o estudante com Síndrome de Down que ainda não está alfabetizado. Percorremos um caminho de muitas trocas afetivas e juntos construímos o livro ‘Meu Jardim de Poesia’, um trabalho maravilhoso, que ficará para sempre registrado em nossa memória”, avaliou a professora Ana Nery.
Durante o evento de lançamento, a escritora convidada compartilhou com os estreantes sua trajetória literária e incentivou os jovens autores a seguirem explorando a criatividade, acreditando em seu potencial de escrita.
As crianças ficaram empolgadas em participar da iniciativa. “Eu amei participar do Projeto ‘Meu jardim de poesias’, porque é a primeira vez que eu escrevo uma poesia! Antes eu não gostava de ouvir as pessoas recitando. Achava difícil, não entendia nada. Mas quando a professora Ana começou a ler poesias pra gente todos os dias, eu percebi que não era difícil de entender, porque fala de sentimentos e mexe com meu coração!”, afirmou a estudante Zala Khan Safi, de 10 anos, uma das autoras.
Hortolendo e Literalendo
Hortolândia conta com políticas públicas de incentivo à leitura. Anualmente, a cidade promove festas literárias, dentro e fora das escolas: o “Literalendo”, evento aberto ao público, realizado ao ar livre, em parques da cidade; e o “Hortolendo”, atividades literárias desenvolvidas nas escolas municipais.
O Programa Municipal de Incentivo à Leitura beneficia cerca de 26 mil estudantes desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), incentivando crianças, jovens e adultos a conhecerem, lerem e amarem os livros.