Hortolândia celebra formatura da 4ª turma de Especialização na área da Educação
Cooperação da Prefeitura com a UFSCar já capacitou mais de 100 profissionais ligados à rede municipal de educação Uma noite marcada pelo reconhecimento, por conquistas e reflexões sobre a formação continuada. Foi assim a cerimônia de formatura da 4ª turma da Especialização “Escola-Outra na perspectiva da teoria da relação com o saber e da teoria da biografização”, realizada na noite desta quinta-feira (12/12), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. O evento reuniu mais de 100 pessoas, dentre elas formandos, convidados, gestores e profissionais da Educação. A formação é promovida anualmente, desde 2020/2021, pela Prefeitura de Hortolândia, em cooperação com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, 102 profissionais da Educação concluíram com êxito a especialização na edição 2023/2024. Durante a cerimônia, o coordenador pedagógico do Centro de Formação “Paulo Freire”, Roberto Marcos Gomes de Onófrio, responsável pela formação no âmbito da Administração Municipal, fez um balanço da cooperação durante os cinco anos de projeto, informando aos presentes que o curso havia registrado o índice de 64,6% de aprovação. Segundo o pesquisador, este índice é “significativo”, especialmente se comparado ao dos demais cursos de educação à distância disponíveis no Brasil. Baseado em dados do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo), afirmou que a média de conclusão, nesta modalidade de ensino, no tempo regular, é de apenas 26,4%, e que o índice de desistência, de 35,4%, é atribuído a fatores como falta de tempo, sobrecarga de trabalho, problemas de saúde e dificuldades em cumprir prazos. Ainda de acordo com Onófrio, entre os formandos da 4a turma, 43% haviam concluído a primeira pós-graduação – dado relevante, que destaca o papel do curso na democratização da formação continuada. Ainda segundo ele, o programa abrangeu profissionais de 44 escolas municipais e de três instituições conveniadas ao Programa Bolsa Creche, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e educadores infantis. “Esse resultado reflete o esforço coletivo dos cursistas, dos tutores e do apoio estruturado da SMECT/Hortolândia (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia) e da UFSCar,” enfatizou Onófrio. “Este é um momento de parabenizarmos os cursistas formandos pela generosidade e persistência em se manterem firmes ao longo de todo o curso, em nome do aprofundamento de duas experiências exitosas – “O território de saberes” e a “Escola-Outra” e em favor, especialmente de todas as crianças e jovens que frequentam as escolas da rede pública de Hortolândia, principal razão da oferta do curso”, destacou o idealizador da formação, Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva da UFSCar. “Com elevado índice de aprovação ao final do curso, celebramos o esforço conjunto entre a Prefeitura de Hortolândia, na pessoa do prefeito Zezé Gomes; do secretário de Educação, Fernando Morais; do secretário adjunto, Renato Muccillo; do Diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Donizete Faria, e, meu, Prof. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar”, complementou o docente. “O curso ‘Escola Outra’ é fruto de uma parceria que vai além de um simples termo de cooperação técnica. Trata-se de um compromisso político-pedagógico, social e ético, que tem como objetivo transformar nossas escolas em verdadeiros territórios de saberes e integração. É inspirador ver tantos profissionais da educação superando desafios e alcançando novos patamares de conhecimento, reforçando nosso objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Termo de Cooperação O Curso de Especialização é fruto do Termo de Cooperação Técnica entre a UFSCar e as prefeituras de Hortolândia, São Carlos, Santa Bárbara d’Oeste, Descalvado, Monte Mor, Limeira e Porto Feliz. A equipe de tutores e colaboradores inclui especialistas, mestres e doutorandos da rede municipal de ensino, como Fabiana da Silva Santos Rodrigues, Márcia Cristina Gonçalves Scarazzatto e Marcos Antonio Gonçalves dos Santos, que acompanham o percurso formativo dos cursistas.
Cooperação da Prefeitura com a UFSCar já capacitou mais de 100 profissionais ligados à rede municipal de educação
Uma noite marcada pelo reconhecimento, por conquistas e reflexões sobre a formação continuada. Foi assim a cerimônia de formatura da 4ª turma da Especialização “Escola-Outra na perspectiva da teoria da relação com o saber e da teoria da biografização”, realizada na noite desta quinta-feira (12/12), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. O evento reuniu mais de 100 pessoas, dentre elas formandos, convidados, gestores e profissionais da Educação.
A formação é promovida anualmente, desde 2020/2021, pela Prefeitura de Hortolândia, em cooperação com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, 102 profissionais da Educação concluíram com êxito a especialização na edição 2023/2024.
Durante a cerimônia, o coordenador pedagógico do Centro de Formação “Paulo Freire”, Roberto Marcos Gomes de Onófrio, responsável pela formação no âmbito da Administração Municipal, fez um balanço da cooperação durante os cinco anos de projeto, informando aos presentes que o curso havia registrado o índice de 64,6% de aprovação. Segundo o pesquisador, este índice é “significativo”, especialmente se comparado ao dos demais cursos de educação à distância disponíveis no Brasil. Baseado em dados do Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo), afirmou que a média de conclusão, nesta modalidade de ensino, no tempo regular, é de apenas 26,4%, e que o índice de desistência, de 35,4%, é atribuído a fatores como falta de tempo, sobrecarga de trabalho, problemas de saúde e dificuldades em cumprir prazos.
Ainda de acordo com Onófrio, entre os formandos da 4a turma, 43% haviam concluído a primeira pós-graduação – dado relevante, que destaca o papel do curso na democratização da formação continuada. Ainda segundo ele, o programa abrangeu profissionais de 44 escolas municipais e de três instituições conveniadas ao Programa Bolsa Creche, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e educadores infantis.
“Esse resultado reflete o esforço coletivo dos cursistas, dos tutores e do apoio estruturado da SMECT/Hortolândia (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia) e da UFSCar,” enfatizou Onófrio.
“Este é um momento de parabenizarmos os cursistas formandos pela generosidade e persistência em se manterem firmes ao longo de todo o curso, em nome do aprofundamento de duas experiências exitosas – “O território de saberes” e a “Escola-Outra” e em favor, especialmente de todas as crianças e jovens que frequentam as escolas da rede pública de Hortolândia, principal razão da oferta do curso”, destacou o idealizador da formação, Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva da UFSCar. “Com elevado índice de aprovação ao final do curso, celebramos o esforço conjunto entre a Prefeitura de Hortolândia, na pessoa do prefeito Zezé Gomes; do secretário de Educação, Fernando Morais; do secretário adjunto, Renato Muccillo; do Diretor de Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Donizete Faria, e, meu, Prof. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar”, complementou o docente.
“O curso ‘Escola Outra’ é fruto de uma parceria que vai além de um simples termo de cooperação técnica. Trata-se de um compromisso político-pedagógico, social e ético, que tem como objetivo transformar nossas escolas em verdadeiros territórios de saberes e integração. É inspirador ver tantos profissionais da educação superando desafios e alcançando novos patamares de conhecimento, reforçando nosso objetivo de oferecer uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
Termo de Cooperação
O Curso de Especialização é fruto do Termo de Cooperação Técnica entre a UFSCar e as prefeituras de Hortolândia, São Carlos, Santa Bárbara d’Oeste, Descalvado, Monte Mor, Limeira e Porto Feliz.
A equipe de tutores e colaboradores inclui especialistas, mestres e doutorandos da rede municipal de ensino, como Fabiana da Silva Santos Rodrigues, Márcia Cristina Gonçalves Scarazzatto e Marcos Antonio Gonçalves dos Santos, que acompanham o percurso formativo dos cursistas.