Hortolândia reforça a oferta de teste rápido de Dengue para população

Oferta do teste é mais uma ação da Prefeitura para o enfrentamento às arboviroses e o combate ao Aedes aegypti; exame está disponível em UBSs e UPAs Hortolândia reforça o enfrentamento às arboviroses e o combate ao Aedes aegypti. A Prefeitura disponibiliza o teste rápido de Dengue para a população. O exame está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o teste já é oferecido para os moradores há um bom tempo. O exame tem alto grau de confiabilidade e eficiência na detecção da presença do vírus causador da Dengue no organismo da pessoa. “O teste consegue detectar os quatro sorotipos existentes da doença. Porém, caso o resultado dê positivo, o teste não especifica qual é o sorotipo que infectou a pessoa”, salienta a coordenadora do órgão, Renata Cristina Müller. A realização do teste é feita por meio da coleta de uma amostra de sangue da pessoa. “O resultado do exame fica pronto em cerca de 10 minutos”, destaca a enfermeira do órgão, Beatriz Ferretti. Em caso de suspeita da doença, o morador pode procurar a UBS mais próxima de sua casa ou de referência para fazer o teste. A coordenadora Renata Cristina Müller ressalta que o exame somente será realizado após a avaliação do paciente pela equipe de saúde da unidade. A Vigilância Epidemiológica reforça que os principais sintomas da Dengue são febre, dores de cabeça, no corpo e nos olhos e vômito, dentre outros. TREINAMENTO Para qualificar ainda mais o atendimento a casos de Dengue, a Secretaria de Saúde ministrou capacitação sobre a aplicação do teste rápido da doença. A atividade foi realizada para as equipes de emergência das UPAs e do Hospital Municipal Mario Covas, nesta quinta-feira (30/01). A formação teve caráter teórico. Já a parte prática consistiu em treinamento sobre como aplicar o teste. A capacitação foi ministrada pela Vigilância Epidemiológica e UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), este também órgão da Secretaria de Saúde. A capacitação também será ministrada para as equipes das UBSs no proximo mês. VACINAÇÃO A Prefeitura de Hortolândia reforça também que prossegue com a vacinação contra a Dengue. A vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 8h às 15h30. ADL E NEBULIZAÇÃO A Prefeitura de Hortolândia ainda executa outras ações importantes de combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, o município iniciou a ADL (Análise de Densidade Larvária), que consiste na contagem da quantidade de larvas do mosquito encontrada nas casas das pessoas. A ação é um importante indicador que mostra como está a infestação do inseto na cidade. Em paralelo à ADL, a Prefeitura também eecuta ao longo desta semana a nebulização na região do Jardim Campos Verdes.

Fev 2, 2025 - 21:46
 0
Hortolândia reforça a oferta de teste rápido de Dengue para população

Oferta do teste é mais uma ação da Prefeitura para o enfrentamento às arboviroses e o combate ao Aedes aegypti; exame está disponível em UBSs e UPAs

Hortolândia reforça o enfrentamento às arboviroses e o combate ao Aedes aegypti. A Prefeitura disponibiliza o teste rápido de Dengue para a população. O exame está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o teste já é oferecido para os moradores há um bom tempo. O exame tem alto grau de confiabilidade e eficiência na detecção da presença do vírus causador da Dengue no organismo da pessoa. “O teste consegue detectar os quatro sorotipos existentes da doença. Porém, caso o resultado dê positivo, o teste não especifica qual é o sorotipo que infectou a pessoa”, salienta a coordenadora do órgão, Renata Cristina Müller.


A realização do teste é feita por meio da coleta de uma amostra de sangue da pessoa. “O resultado do exame fica pronto em cerca de 10 minutos”, destaca a enfermeira do órgão, Beatriz Ferretti.

Em caso de suspeita da doença, o morador pode procurar a UBS mais próxima de sua casa ou de referência para fazer o teste. A coordenadora Renata Cristina Müller ressalta que o exame somente será realizado após a avaliação do paciente pela equipe de saúde da unidade. A Vigilância Epidemiológica reforça que os principais sintomas da Dengue são febre, dores de cabeça, no corpo e nos olhos e vômito, dentre outros.

TREINAMENTO

Para qualificar ainda mais o atendimento a casos de Dengue, a Secretaria de Saúde ministrou capacitação sobre a aplicação do teste rápido da doença. A atividade foi realizada para as equipes de emergência das UPAs e do Hospital Municipal Mario Covas, nesta quinta-feira (30/01).

A formação teve caráter teórico. Já a parte prática consistiu em treinamento sobre como aplicar o teste. A capacitação foi ministrada pela Vigilância Epidemiológica e UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), este também órgão da Secretaria de Saúde. A capacitação também será ministrada para as equipes das UBSs no proximo mês.

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia reforça também que prossegue com a vacinação contra a Dengue. A vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 8h às 15h30.

ADL E NEBULIZAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia ainda executa outras ações importantes de combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, o município iniciou a ADL (Análise de Densidade Larvária), que consiste na contagem da quantidade de larvas do mosquito encontrada nas casas das pessoas. A ação é um importante indicador que mostra como está a infestação do inseto na cidade. Em paralelo à ADL, a Prefeitura também eecuta ao longo desta semana a nebulização na região do Jardim Campos Verdes.